8ª Edição do (JAANGO) NACIONAL 2019,

 O ´ELA-Espaço Luanda Arte´ realiza na sexta-feira, dia 4 de Outubro de 2019, a partir das 18h, a inauguração da Exposição Colectiva resultante da residência artística da 8ª Edição do “JAANGO) NACIONAL” 2019, com mostra de instalações e telas dos 4 Artistas Angolanos participantes: Adriano Cangombe, Engracia Gouveia, Osvaldo Gouveia e Serafim Serlon. A co-curadoria está a cargo de Evandro Guia e e Nefwani Junior.

Como refere o Produtor e Galerista Dominick A Maia Tanner: “a Plataforma Jovens Artistas Angolanos ou simplesmente ´(JAANGO) Nacional´, pretende juntar Artistas de várias disciplinas de Nacionalidade Angolana, baseados em Angola e também na Diáspora. Os Artistas (JAANGO) ou Jaanguistas (como são conhecidos), emergem pela reciclagem de material, mas sobretudo pela re-visita a lugares comuns,re-interpretação a ideias e conceitos pré-definidos e saída (mesmo que temporária) da sua ´zona de conforto´.

A 1ª Edição teve lugar em 2011, a 2ª Edição em 2013, a 3ª Edição em 2014, a 4ª Edição em 2015, a 5ª Edição em 2016, a 6ª Edição em 2017 e a 7ª edição em 2018. O desafio é trabalharem numa residência diurna de cerca de duas semanas, aonde cada Artista cria duas instalações cada.

Os Artistas são considerados ´Jovens´, pois após a Residência as suas mentes e técnicas terão rejuvenescido ao apresentarem trabalhos inovadores na exposição colectiva. O (JAANGO) surgiu em analogia ao símbolo nacional angolano “Jango” ­ ou “Onjango” – um espaço de ritual coberto, com estrutura, mas simultaneamente aberto nos lados de forma a permitir que as pessoas se reúnam para trocar ideias, e desenvolvam ainda mais ideias”.

Os Jaanguistas

Adriano Cangombe, nascido em 1993, é aluno finalista do ISART, e participou nas exposições colectivas em 2019 ´UNTITLED 2´ na Galeria do Banco Económico, e ´Paradigma Ano Zero: Alvorecer da Arte como Resistência´ no SIEXPO do Museu de Historia Natural

Engracia Gouveia, nascida em Luanda em 1982, é também aluna finalista do ISART e também participou na exposição colectiva ´Paradigma Ano Zero: Alvorecer da Arte como Resistência´ na SIEXPO do Museu de História Natural. Encontra-se a preparer a sua primeira mostra individual para 2020.

Osvaldo Ferreira, nascido em Luanda em 1980, é também aluno finalista do ISART, funcionário do Ministério da Cultura desde 2005, e participou na exposição colectiva em 2019 ´UNTITLED 2´ na Galeria do Banco Económico, assim como expôs recentemente a solo na Galeria Tamar Golan. Encontra-se a preparar a sua terceira exposição individual.

Serafim Serlon, nascido no Moxico em 1992, é aluno finalista do Piaget, artista visual auto-didata, mostrou recentemente a solo no HCTA com ´Perfume no Vento´, e encontra-se a preparar uma exposição individual para o ano, mês de Maio em São Paulo, no Brasil.

redacção Mukanda
Compartilhar