
Bill Gates, o segundo homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 118 bilhões de dólares segundo a Bloomberg, acredita que a firma SK Bioscience, da Coreia do Sul, será capaz de produzir até 200 milhões de doses de uma vacina contra o novo coronavírus até junho de 2021. A companhia é apoiada por Gates, que fez a afirmação em carta enviada ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in.
A fundação do bilionário, Bill & Melinda Gates, investiu 3,6 milhões de dólares na SK Bioscience em maio deste ano a fim de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. A empresa está ajudar na produção da vacina da Universidade de Oxford com a bio farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, a mais promissora, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também está trabalhar em uma protecção própria.
Na semana passada num teste preliminar realizado com mais de mil pessoas, a vacina de Oxford foi capaz de induzir uma resposta imune nos voluntários. De acordo com o estudo, ela pode ser ainda mais efectiva quando uma segunda dose é administrada. A resposta imune chamada de célula T é produzida 14 dias após uma primeira dose e os anticorpos apareceram depois de 28 dias. Novos estudos serão conduzidos para identificar se a vacina é ou não eficaz contra a covid-19.