Carlos Burity, o Senhor Semba encerra Duetos N’Avenida

No passado sábado duas gerações diferentes partilharam o palco, para o encerramento da III Temporada dos Duetos N’Avenida, Carlos Burity e as cantoras Patrícia Faria e Gersy Pegado que durante duas horas percorreram os principais sucessos do sexagenário no roteiro proposto pela Zona Jovem.

Diferente das anteriores propostas, onde os artistas partilham músicas para a última edição de 2019 as artistas que ainda crianças surgiram nas Gingas do Maculusso interpretaram temas daquele que consideram, Senhor Semba abrindo o concerto com “Maria Alucase”. Carlos Burity fez-se ao palco interpretando Ilha de Luanda sucesso que tem ultrapassado gerações e vezes sem conta recuperado

A noite do Semba terminou com um sucesso do passado que também consta na sua discografia actual, “Manazinha”. A viagem pela obra de Carlos Burity priorizou os sucessos dos últimos vinte anos, deixando temas que nos finais dos anos 70 e 80 marcaram o artista. A inclusão de “Liberdade de Africa” foi uma das poucas que preencheram esta lacuna, no alinhamento onde não constaram temas como “Especulação”, “Maria das Bichas” e “Zé da Graxa” que nos anos 80 ajudaram a consolidar a carreira de Carlos Burity.

Sucessos como: “Tia Joaquina”, “Ojala yeya”, “Jinconça”, “Minga”, “Lamento do contratado”, “Nzumbi Dya Papá”, “Kamjila”, “Mukajiami”, “Tona caxi”, “Malalanza”, “Canção nostalgia” e outros marcaram o reportório. Lito Graça na dicanza e coros, Texas e Mayó nos solos e baixo juntaram-se a Marito Furtado (bateria), Isaú Baptista (solo), Miqueias Ramiro (teclado) e a Djanira Mercedes ( coros) da Banda Maravilha co-responsável dos arranjos da nesta edição Chalana Dantas não ficou apenas com a direcção artística, tomou tambores.

Maneco Vieira Dias da direcção da UNAC-SA entregou o diploma de reconhecimento e alguns brindes ao homenageado, Carlos Burity e falou da importância do mesmo e da consistência da sua obra musical. Figueira Ginga pela organização prometeu regressar em Fevereiro no próximo ano e continuar a prestigiar artistas nacionais.

Carlos Burity é um dos mais conceituados intérpretes do Semba, com sucessos que transcendem gerações, com discos impactantes na nossa cena musical. Com “Carolina” de 1991, “Angolaritmo “,”Wanga”, “Ginginda”, “Massemba”, “Zuela o Kidi”, “Paxi Iami” e “Malalanza” pode ser considerado um dos artistas mais produtivos da sua geração.

Depois do ano passado encerrarem também com o Semba, com os artistas Paulo Flores e Yuri da Cunha, a Zona Jovem depois do fecho com Carlos Burity, o Senhor Semba, segundo Patricia Faria e Gersy Pegado regressa no próximo ano. O dia 29 de Fevereiro é a data para abertura da IV Temporada Duetos N’Avenida com Heavy C e Guto e outra certeza é o regresso de Bambila e Miguel Buila para a proposta gospel.

Compartilhar