Concurso público para a construção da ligação férrea Angola e Zâmbia vai ser lançado em 2020

O director do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA), Otoniel Manuel, garante que no próximo ano vai ser lançado um concurso público para a construção da via-férrea entre Angola e a Zâmbia.

Com uma extensão de 259 quilómetros, a empreitada terá como ponto de partida o municípios de Luacano, província do Moxico, através da linha do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), até Jimbe, localidade zambiana.

Trata-se de uma iniciativa que resulta de um estudo de viabilidade financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), orçado em um milhão e meio de dólares. Está prevista que a obra seja executada no chamado regime BOT, ou seja, a empresa que ganhar o concurso vai construir e operar o a linha e mais por um período de tempo acordar.

O potencial mineiro da região e as facilidades que o empreendimento vai oferecer de logística e transporte às mineradoras que operam na Zâmbia, através do Porto Lobito, são alguns dos principais factores de viabilização do investimento, diz o economista Walter Arsénio.

Contudo, a ligação ferroviária com a República Democrática do Congo é uma realidade que se consolida continuamente, segundo o director do INCFA. Vinte e quatro toneladas de produtos diversos foram transportadas em 2018, cifra que estimam superar este ano.

Compartilhar