“Já tive problemas por falar de Isabel dos Santos”

O empresário agrícola José Monteiro disse recentemente ao jornal Valor Económico que já teve problemas por ter falado de Isabel dos Santos. Confessa ter uma certa admiração pela filha primogénita de José Eduardo dos Santos, dizendo ser uma pessoa que rentabiliza o dinheiro e cria empregos nos negócios que monta.

 “É das pessoas que admiro e dou a minha opinião por ser um cidadão que gosta da pátria.”, completa José Monteiro, 70 anos, natural do Bié, com interesses centrados na província do Bengo.

Monteiro afirma que Angola dispõe de poucos empresários. Além de Isabel dos Santos, cita como exemplos o agricultor Alfeo Vinevala, o mais produtivo produtor de batatas do país (65 toneladas por hectare); os irmãos Faceira, que actuam na agropecuária, comércio e indústria.

O entrevistado do Valor Económico elogia igualmente a direcção da Agrolíder, e o antigo ministro das Finanças Joaquim David, que diz ter a melhor cimenteira do país, bem como o chamado Rei do Sal, o benguelense Adérito Areias, como dos poucos modelos de lideranças empresariais.

Conhecedor do segmento empresarial da avicultura, tece considerações positivas à Pérola do Kikuxi, empresa do ramo avícola liderada pela economista Elizabeth Dias dos Santos, que produz mais de um milhão de ovos por dia.

Compartilhar