Agenda Cultural

Kora de Sona Jobarteh em Luanda

A Alliance Française de Luanda tem agendado dois concertos, com Sona Jobarteh na Casa das Artes, sábado, 2 de Novembro às 20 horas, e 3 de Novembro às 19 horas. Com a sua kora, a gambiana Sona Jobarteh será acompanhada pelo sua banda, constituída por  Westley Joseph na bateria e voz, Andi McLean, baixo e voz, Mamadou Sarr,  percussão e voz, Derek Johnson na guitarra, Sidiki Jobarteh no balafontem

Sona Jobaeteh é virtuosa a tocar Kora, instrumento de cordas usada pelos Griots do sexo masculino na África Ocidental. A cantora é descendente de uma família de Griots e aprendeu a tocar Kora aos 4 anos de idade. Mais tarde emigrou para Inglaterra onde estudou música clássica e aperfeiçoou o domínio do instrumento do seu pai, Sanjally Jobarteh.

A sua trajectória, bem como a sua maneira de tocar e de misturar música tradicional, Blues e Afropop, representam uma verdadeira revolução. Sona é um caso impar, com milhões de visualizações no Youtube. Uma activista da sua cultura, engajada em prol do progresso social, recentemente nomeada como Embaixadora Global das Nações Unidas pelo UN-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

Sona Jobarteh fundou e financia integralmente o Departamento Júnior da Gambia Academy, primeira instituição a integrar um currículo académico integral com educação cultural. 

Redacção Mukanda

Compartilhar

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Back to top button
Close