Mercado segurador movimenta prémios estimados em 500 milhões de dólares

Aproximadamente 500 milhões de dólares é o valor de prémios movimentados pelo mercado de seguros de Angola em 2018, segundo a secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, Vera Daves de Sousa.

Falando na abertura de um fórum da Agência Reguladora de Seguros (ARSEG), referiu que o total de activos do sector de seguros ascende os mil 86 milhões de dólares. E os activos da área de fundos de pensões rondam os dois mil e 200 milhões de dólares.

A ampliação da literacia financeira nos mais diversos segmentos da sociedade, a criação da resseguradora nacional e a introdução das normas internacionais de relato financeiro, são desafios do sector de curto e médio prazo, destacados por Vera Daves de Sousa.

Apenas com níveis mais altos de literacia financeira, considera Carlos Jorge, 29 anos, técnico de seguros, vai ser possível aumentar a taxa de penetração de seguros. Esta representa cerca de um por cento do Produto Interno Bruto.

 A secretária de Estado das Finanças considera a constituição da resseguradora nacional uma prioridade, já que será “um instrumento importante para a consolidação do processo de retenção de um maior volume de prémios de seguros na economia e no sistema financeiro.

Aguinaldo Jaime, presidente do Conselho de Administração da ARSEG, diz que a carestia de divisas afecta obviamente o sector. Contudo, sublinha que os operadores têm sido criativos, inovadores, o que tem permitido reduzir a taxa de cedência ao estrangeiro, actualmente de 30 por cento, tendo sido num passado recente de 50 por cento.

Mukanda
Compartilhar