Ricardo Lemvo encanta no Palco do Semba

O músico angolano Ricardo Lemvo foi a principal atracção do Palco do Semba, evento musical que aconteceu no passado domingo (6) no Jango da União dos Escritores Angolanos. Foi uma tarde que os ritmos afro-latinos foram predominantes. O Palco do Semba regressa no dia 3 de Novembro com, Patrícia Faria que encontra-se na fase promocional do seu mais recente disco, “Caxexe” lançado no mesmo dia que a actuação de Ricardo Lemvo no quintal das letras angolanas, situado no largo das escolas

Durante mais de uma hora e meia sucessos como: “Valéria”, “São Salvador”, “Habari Yako”, “Tata Samba”, “Elbette”, “Nvunda Ku Musseque”, de Carlos Lamartine e outros interpretados pelo artista levaram para a pista muitos passistas. Ricardo Lemvo foi acompanhado pela promissora Banda FM afecta a Radio Benguela.

O Palco do Semba acontece no primeiro domingo do mês e é uma iniciativa dos Tios Produções. Na edição passada de Setembro, Moniz Almeida e Jojó Gouveira levaram a tournée Os Irmãos Almeida no Jango da União dos Escritores Angolanos. Robertinho, Paulo Flores e Tito Paris, Os Jovéns do Prenda, Os Kiezos, Kyaku Kiadaff e Yola Semedo animaram nas edições deste ano.

Ricardo Lemvo reside nos Estados Unidos da América e encontra-se no país com uma vasta agenda de concertos, tendo sido o convidado da Gala do Top dos Mais Queridos. Esteve no MD House e a onde de concertos continua durante este fim-se final, antes do Palco do Semba, Palanca Vip, Zodabar e programa radiofónico Menha Ndungo, uma proposta da Radio Mais.

Ricardo Levo teve sempre no Rumba, Salsa, ritmos afro-latinos e o soukouss como a sua principal marca. E mais recentemente o kizomba e o semba passaram a integrar também o reportório deste artista. Na sua discografia temos: ‘Tata Masamba’, (1996) ‘Mambo Yo’ (1998), ‘São Salvador’ (1999), ‘Ay Valeria’ (2003), ‘Isabela’ (2007), ‘Retrospectiva’ (2009) e o mais recente ‘La Rumba So Yo’ (2014)

Ricardo Lemvo no Junkembo no Tributo à Franco

A sua próxima actuação acontece este sábado, no restaurante JunKembo, sábado dia 12 de Outubro num concerto Tributo à Francó uma das principais referências da música congolesa e africana. François Luambo Luanzo Makiadi (6 Jullho 1938 – 12 Outubro 1989) é considerado a maior figura do seculo XX da música congolesa. Em 1955 Francó formou a banda OK Bar mas tarde renomeada OK Jazz em homenagem ao espaço onde tocavam. Finalmente mudam para Tout Puissant O.K. Jazz (T.P.O.K. Jazz). Um dos seus principais sucessos é Mário de 1985. 12600 letters, Madou, Momi dentre outros durante o regime de Mobutu Sesse Seko foi um artista muito próximo ao poder politico.  Em 1987 corria o boato que estava infectado com o Sida ano em que lança Attention na SIDA, dois anos antes de morrer a 12 de outubro num hospital em Bruxelas, No Zaire (actual RDC) onde foi sepultado e decretado um luto nacional de quatro dias pelo Presidente do Zaire, Mobutu Sesse Seko.

Compartilhar