Sabe pôr o seu contacto de emergência no ecrã bloqueado? Ajude a ajudar

Imagine que se sente mal e está sozinho. Não vale a pena pôr o seu contacto de emergência na lista de contactos, uma vez que os smartphones estão quase sempre bloqueados.

Houve uma altura em que os contactos de emergência eram colocados na lista de contactos do telefone. Porém, com a chegada dos smartphones (e os bloqueios de ecrã), este mecanismo deixou de ser útil, pois um desconhecido não terá como aceder à lista. Sabe como adicionar um contacto de emergência num smartphone bloqueado?

Os telefones atuais oferecem uma alternativa, que pode ser acedida por qualquer pessoa, caso o portador seja vítima de um acidente ou se sinta mal e fique incapacitado. E existe tanto nos sistemas Android como nos iOS.

Se tem um dispositivo Android, deve bloquear o ecrã. No ecrã bloqueado, onde escreve a senha de acesso, há uma opção para “chamada de emergência”. Clicando nessa opção, quando se abre o teclado para digitar, deverá encontrar dois botões diferentes: o “+”, que serve para adicionar os contactos que entender e o de “informação de saúde”, onde pode adicionar toda e qualquer informação que considere relevante para socorristas, como tipo sanguíneo ou medicação que esteja a tomar.

Para quem tiver o sistema iPhone, deve abrir a aplicação “Saúde”, ir ao seu Perfil e aceder a “Ficha Médica”. Aí pode acrescentar os seus dados médicos relevantes e os contactos que entender. Alguns aparelhos pedem a opção “ver quando estiver bloqueado”.

O contacto de emergência é importante para socorristas ou autoridades, caso o portador do telefone tenha um acidente e esteja sozinho. Porém, também pode ser útil para quem perder o telefone. Se estiver bloqueado, a pessoa que o encontra não tem como contactar o dono – a não ser que haja um contacto de emergência no ecrã bloqueado.

Compartilhar