Sociedade

Sambizanga, a capital do Clean Up Day em Angola

O Distrito Urbano do Sambizanga abraçou a iniciativa mundial do Clean Up Day(Dia Mundial da Limpeza) evento agendado em escala global para sábado, 21 de Setembro. O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. 

Sambizanga foi escolhida fruto de uma parceria assinada entre, Tomas Bica, Administrador deste Distrito Urbano, Arnaldo Machivene, vice-presidente da ANIMAR e José Borborena representante do Let’s do it Angola. Uma forte campanha que espera mobilizar cerca de 10 mil voluntários está a ser feita junto as associações da sociedade civil, empresas, comissão de moradores, igrejas e cidadãos. Arnaldo Machivene, porta-voz do evento afirmou que o Governo Provincial de Luanda e o Ministério do Ambiente também abraçaram o projecto e confirmou a presença do corpo diplomático residente neste distrito.

A Associação Animar e a Administração do Distrito Urbano do Sambizanga pretendem instalar ecopontos e não ficarem apenas com a recolha de resíduos no dia 21 de Setembro. Está na agenda cursos de orientação ambiental para voluntários, membros de projectos, de grupos de acção social e sociedade civil que estão unidos em prol desta campanha global, este ano. Para sábado a organização conta mobilizar cerca de 10 mil voluntários para promover acções de limpeza durante toda a manhã do dia.

Comemorado mundialmente no terceiro sábado de Setembro, como forma de chamar a atenção para os problemas do consumo e descarte de resíduos e respectivo impacto na saúde e no meio ambiente. O Clean Up Day foi considerado a maior acção cívica da história, uniu em 2018, mais de 17 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de Setembro). A título de exemplo no Brasil, foram 363 cidades que realizaram a acção, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. 

Em Angola, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2018 – com a limpeza da Praia Amélia com a retirada de 30 toneladas de lixo, com o apoio de 120 voluntários, em 2018 todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day, o Dia Mundial da Limpeza. O Let’s do It Angola é uma plataforma que junta organizações Não-governamentais, igrejas e empresas comprometida com a causa ambiental, dentre outras associações da sociedade civil

A ideia de limpar colectivamente um país começou na pequena nação da Estónia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.  Esta acção cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a acção “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do género no mundo. 

Analtino Santos

Mukanda

Compartilhar

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Back to top button
Close