Seca afecta mais de nove mil pessoas no Moxico

Mais de nove mil pessoas estão afectadas pelas consequências da seca nos municípios dos Bundas e Luchazes, província do Moxico, informou, nesta quarta-feira, no Luena, a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Leonora Bimbi de Morais.

Ao falar no termo da 2ª sessão ordinária do Governo do Moxico, a responsável explicou que, dos afectados, num total de oito mil estão localizados nas comunas de Mussuma Mitete, Ninda e Chiúme, município dos Bundas.

Para acudir as vítimas, acrescentou, o governo preparou um donativo composto de nove toneladas de bens alimentares diversos, inputs e sementes agrícolas.

Os bens alimentares foram angariados durante uma campanha realizada no na cidade do Luena a favor das vítimas da seca na região.

Por ser uma zona de difícil acesso, informou contará com o apoio das Forças Armadas Angolanas (FAA) para fazer chegar a ajuda aos necessitados.

Para o administrador municipal dos Bundas, Bento Luembe Paulino, apesar de ainda não existirem casos de óbitos por fome, a situação é crítica, visto que a população está a se alimentar de frutas silvestres.

O gestor dos Bundas afirmou que a falta de chuva na época condicionou negativamente os resultados da agricultura familiar.

Os membros do governo foram informados sobre a situação da merenda escolar, unificação das escolas e resultados do recadastramento dos funcionários do sector da educação, bem como do instrutivo sobre as comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.

Angop
Compartilhar