Rapper alemão actua no Sambizanga

No âmbito da sua agenda cultural, o Goethe-Institut Angola realiza uma serie de actividades com o rapper alemão Musa e a Dj Sarah Shakir, com destaque para o concerto agendado para esta quinta-feira no dia 10 no Sambizanga, no largo das Escolas do Armazém na Rua 12 de Julho.

O artista iniciou no dia 26 de Setembro a tournée pelo continente africano, que encerra no dia 12 de Outubro tem o apoio do Goethe-Institut e apresenta-se ao vivo com a DJ Sarah Shakir. Tal como Luanda, constam ainda na rota: Ouagadougou (Burkina Faso), Harare (Zimbabwe) e Windhoek (Namibia) sua última paragem pelo continente.

O artista encontra-se desde domingo em Luanda e como nas outras cidades africanas não ficará apenas com o concerto musical. Hoje no Palácio de Ferro acontece a oficina de marketing e gestão de artistas, com a Dj Sarah Shalik, produtora e amanhã, quarta-feira, das 13 às 16 horas, Musa dará a oficina de escrita criativa para crianças e jovens, com a produtora Dizkuduro, rua 12 de julho, ruela do Coteca (em frente da escola dos armazéns).

Musa vem de um meio cosmopolita de artistas germânicos de Hip hop, que combinam sons contemporâneos com mensagens significativas. As suas letras as vezes apontam questões sociais que a primeira vista parecem políticas. Ele surgiu das minorias e por isto, dá voz às mesmas.

Musa é filho de pais da Serra-Leoa, cresceu em Berlim até aos 12 anos. Viveu nos Estados Unidos da América, Serra Leoa e Guiné antes de regressar a Berlim. Esta sua odisseia e algumas impressões conflituosas que o marcaram, podem ser encontradas em alguns temas de “Berliner Negritude”, o seu álbum de estreia, lançado em Março. A questão racial não fica de fora em canções como “Ich seh’ Farben anders seit ich zwölf bin“ (vejo diferentes cores desde os meus doze anos)

O artista deu os primeiros passos musicais com o seu amigo, Megaloh, rapper germânico e deixou a sua marca em duas parcerias musicais no álbum “Regenmacher. Depois juntaram-se ao DJ e produtor ganense, Stallion e formaram em 2017, o trio BSMG de Black Super Man Gang” ou em “Brüder schaffen mehr gemeinsam” (irmãos criam mais juntos”). O álbum Platz na der Sonne (Place in the Sun) explora as vivências, problemas e impressões do homem africano na Alemanha.

Musa optou por uma carreira a solo, distante do seu grande parceiro, Megaloh. No seu álbum é visível este distanciamento, nas letras que focam mais a sua historia pessoal.

Desde o ano passado, Sarah Shakir tem feito o agenciamento e produção de Musa. Sara fundou a produtora Aimed que trabalha não apenas com artistas alemães como Dalee, mas com internacionais, Rookley( Itália) e Zekt (Haway)

Compartilhar