A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) prevê resgatar os bailes de rua, a partir de 2022, para conferir nova dinâmica ao Entrudo, anunciou, recentemente, na capital do país, o seu novo presidente Tany Narciso.
Segundo o presidente, que falava na tomada de posse dos órgãos sociais da APROCAL, o objectivo é fazer com que haja maior promoção da actividade, atrair interesse e aproximação entre os amantes do carnaval.
“Nesse quinquénio (2021-2025) queremos a realização de um Carnaval de consenso, onde todos se revejam e a reactivação do Carnaval de rua, a formação dos grupos, bem como a diversificação das danças tradicionais”, sublinhou.
Pretendemos igualmente, prosseguiu, apostar no resgate das danças tradicionais e a sua modernização, assim como na realização de um Carnaval mais independente.
Por sua vez o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente Jomo Furtunato disse que a APROCAL pode contar com o apoio do ministério para elevar mais o carnaval.
“O ministério está disponível para dar o apoio necessário para que a APROCAL revive o nosso Carnaval e torne o carnaval como o impute de avalanca para o turismo”
Dos mais de 40 grupos carnavalescos registados, 23 subscreveram o pedido para a Assembleia-Geral da APROCAL.
A APROCAL foi criada em 1999, com o objectivo de ajudar na realização da “festa do povo” na capital, assim como servir de elo entre o Ministério da Cultura e os grupos carnavalescos.
Fonte: Angop
Leave a Reply