Falando na abertura das celebrações da data, referiu que um desses problemas é a erosão dos solos originados, desmatação, poluição da água e do ar, perda da biodiversidade, caça ilegal, queimadas, e desflorestação.
O responsável explicou que estes problemas são originados pela ausência de uma gestão adequada dos resíduos sólidos, líquidos, gasosos e questões ligadas à seca, alterações climáticas, exploração de inertes de forma inadequada, cujos resultados são visíveis, de forma directa no sul de Angola.
Para tal, apelou à participação da sociedade nas actividades que irão marcar o Dia Mundial do Ambiente, embora a prevalência e inibição do Estado de Calamidade, consequência da Covid-19.
Referiu que o programa da qualidade ambiental, estratégia nacional de saneamento, educação e consciencialização ambiental, uso de novas tecnologias ambientais e a estratégia nacional para a biodiversidade são instrumentos que têm permitido a integração da componente ambiental no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida de todos os angolanos.
Informou que neste âmbito, várias actividades serão realizadas em todo País, durante o mês de Junho, entre as quais destacam-se debates on-line, workshops, campanhas de plantação de árvores, limpeza nas comunidades, praias e rios e acções de sensibilização educacional das populações.
O Dia Mundial do Ambiente, que hoje se celebra, decorre sob o signo “Restauração dos Ecossistemas”, que se enquadra dentro do lema da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente do presente ano – “Fortalecer a acção ambiental para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável”.
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho, é um evento anual que tem como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
A celebração da data teve início em 1972, escolhido para festejar esta data que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Fonte: Angop
Leave a Reply