Petróleo atinge preço mais alto desde 2019

Plataforma de Petróleo - iStock
Plataforma de Petróleo - iStock

O barril de petróleo de referência para as exportações de Angola ampliou os ganhos, nesta sexta-feira (4), chegando a 72 dólares pela primeira vez desde 2019, para depois fechar a última sessão da semana nos 71,5 dólares.

Os preços do petróleo aproximam-se, cada vez mais, dos máximos de Maio de 2019, quando atingiu os 73 dólares. A cotação é quase o dobro do valor estabelecido pelas autoridades angolanas como referência para o Orçamento Geral do Estado deste ano, que é de 39 dólares, o barril. O preço desta sexta-feira é o mais alto desde Janeiro de 2020.

Nos últimos sete meses, os preços do petróleo dobraram. Em Novembro de 2020, o barril chegou a valer 36 dólares, acima dos 19 dólares registados em Abril do mesmo ano. A sequência de quedas diárias dos preços iniciou em Janeiro, quando o barril estava cotado em 71 dólares e, em pouco mais três meses, caiu para metade.

Especialistas acreditam que a disciplina de oferta mantida pela OPEP + e a recuperação da procura neutralizaram as preocupações sobre a distribuição irregular da vacinação da Covid-19 no mundo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados garantiram, terça-feira, que respeitariam as restrições de fornecimento acordadas. Um relatório semanal de oferta, publicado na quinta-feira, mostrou que as reservas de petróleo dos Estados Unidos, o maior consumidor mundial, caíram mais do que o esperado, na semana passada.

O petróleo ampliou os ganhos depois que os números do emprego nos Estados Unidos mostraram que as folhas de pagamento não agrícolas aumentaram em 559 mil empregos, no mês passado. O dólar americano enfraqueceu após o relatório, tornando o petróleo mais barato para os detentores de outras moedas e dando suporte aos preços do barril.

 Fonte: JA

Compartilhar