A liderança da UNITA está nas mãos do candidato que o MPLA mais teme

O jornalista e historiador Emídio Fernando considerou que o congresso da UNITA foi vencido pelo candidato mais temido pelo MPLA, o Adalberto da Costa Júnior, eleito ontem, 15 de Novembro, presidente do partido. É o terceiro da sua história, depois de Jonas Savimbi, o fundador, e Isaías Samakuva, que sucedeu o primeiro.

Director da Rádio Essencial, Emídio Fernando, entrevistado pela TV Zimbo, disse que Adalberto da Costa Júnior é um político inteligente, estudioso, com uma popularidade crescente no eleitorado, especialmente o mais jovem.

Autor de uma biografia política do fundador da UNITA, “Jonas Savimbi, No Lado Errado da História”, Fernando refere que apesar de Adalberto da Costa Júnior ter feito referências no seu discurso aos princípios do Muangai, a sua eleição representa uma ruptura contra o etnocentrismo e outros valores que estão no centro de uma certa repulsa que a organização ainda causa no eleitorado.

Daí a atracção que a figura e a postura política do Adalberto da Costa Júnior causa em distintos segmentos do eleitorado angolano, segundo o jovem Carlos Eduardo,32 anos, licenciado em Ciências Políticas pela Universidade Agostinho Neto e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Évora (Portugal).

Eduardo sugere que os delegados ao congresso da UNITA tiveram o grande mérito de escolher o candidato que colhe mais simpatia na sociedade. Ou seja, optaram pelo homem que poderá protagonizar o melhor resultado eleitoral de sempre do partido do Galo Negro.

Lopes Kussumua, economista, afirma que hoje é menos difícil combater politicamente o MPLA porque o partido que governa está frágil. Argumenta que o discurso do presidente João Lourenço de redução da governação do seu antecessor à bajulação, nepotismo e corrupção, facilita o trabalho da oposição, e “um político inteligente como o Adalberto da Costa Júnior vai capitalizar a seu favor este erro de estratégia da nova liderança do país e do partido que está no poder”.

Compartilhar