BANCA INSTA OS PRODUTORES A SOLICITAREM EMPRÉSTIMOS

As 245 empresas certificadas pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Inapem), bem como as associações e as cooperativas de camponesas do Bengo podem ter acesso aos financiamentos disponíveis nos bancos comerciais que subscreveram o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) no âmbito do Prodesi.

Durante a apresentação do programa aos agentes económicos da província, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, António Martins, lembrou que o Prodesi foi concebido numa visão estratégica de diversificação da economia com foco na eliminação das importações e no aumento das exportações de bens e serviços.

“O programa enquadra os instrumentos de intervenção do Estado na sua promoção e apresenta as características de um projecto concebido para ultrapassar os constrangimentos verificados em programas lançados no passado com objectivo semelhante”, disse.

Na ocasião, o responsável do Inapem na província, Augusto Fula, indicou que as 245 empresas certificadas estão distribuídas por todos os  municípios, sendo 23 no Ambriz, 170 no Dande, 14 nos Dembos, 16 em Bula Atumba, 15 em Nambuangongo e outras sete em Pango Aluquém.

O presidente da cooperativa implantada na província  Macota e Filhos, Alexandre Mateus, considerou que, isoladamente, o financiamento à produção não dá resultados, sendo necessário que o Governo  solucione o problema das vias de acesso.

O Prodesi, adoptado em Janeiro, é destinado a produtores, enquanto o PAC consiste num  memorando assinado pelo Banco Nacional de Angola, Fundo de Garantia ao Crédito e o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado.

Os bancos comerciais Atlântico, BFA, BIC, BCI e BAI  subscreveram o acordo e vão disponibilizar ao programa um total de 141 mil milhões de kwanzas.

Fonte : Jornal de Angola 29 de Agosto, 2019

Compartilhar