Fim da guerra comercial entre os EUA e a China faz subir preço do petróleo

Os contratos futuros de  petróleo operavam perto de máximas de  há três meses segunda-feira 16, Dezembro, apoiados pelo anúncio na semana passada de que um acordo comercial “fase um” foi alcançado entre Estados Unidos e China.

O petróleo Brent subia 0,18 dólar, ou 0,28 por cento, a  65,4 dólares por barril, às 13h40 (horário de Angola). O petróleo dos Estados Unidos era negociado estável, a 60,07 dólares.

Os Estados Unidos e a China anunciaram sexta-feira um acordo de “fase um” que reduzirá algumas tarifas dos EUA em troca do que as autoridades norte-americanas disseram que seria um grande salto nas compras chinesas de produtos agrícolas e outros bens dos EUA.

“O que o mercado precisa agora, porém, é de clareza sobre exatamente o que o acordo implica”, disseram analistas da ING Economics. “Quanto mais tivermos que esperar por esses detalhes, maior a probabilidade de os participantes do mercado começarem a questionar o quão bom é o acordo.”

O acordo de sexta-feira evitou tarifas adicionais sobre mercadorias chinesas no total de 160 bilhões de dólares que os Estados Unidos deveriam impor no fim de semana.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, disse no domingo que o acordo quase dobrará as exportações dos EUA para a China nos próximos dois anos e foi “totalmente concluído”, apesar da necessidade de tradução e revisão do texto.

Compartilhar