Ministro da Justiça da República Democrática do Congo foi libertado

 ministro da Justiça da República Democrática do Congo (RDCongo), Célestin Tunda Ya Kasende, foi libertado poucas horas depois de ter sido detido em Kinshasa, revelou a agência France Press.

https://twitter.com/MukandaDe/status/1276981321324269568

Segundo a AFP, o ministro foi ouvido pelo Ministério Público, mas desconhece-se sob que condição ou estatuto foi libertado.

A detenção está relacionada com um “incidente processual”, escreve a agência noticiosa, ocorrido na sexta-feira numa reunião de conselho de ministros com o presidente congolês, Félix Tshisekedi.

O caso ocorre em plena crise política na coligação governamental, formada pelo presidente e pelo antecessor, Joseph Kabila. O ministro da Justiça é considerado uma figura próxima de Kabila.

Na origem da tensão governamental está um projeto de reforma judicial apresentado por deputados próximos de Kabila, que detém maioria no parlamento, e que desencadeou, esta semana, manifestações violentas em torno da sede do parlamento.

Os manifestantes eram próximos da UDPS, o partido do atual chefe de Estado, Felix Tshisekedi.

Também os embaixadores dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Canadá em Kinshasa advertiram na quinta-feira que a reforma judicial, que envolve o estatuto dos magistrados, poderá “minar a independência do poder judicial”.

Texto: Agência Lusa
Compartilhar