Sector petrolífero vai ter um desempenho perto da estagnação em 2020

S

O sector petrolífero vai ter um desempenho perto da estagnação, com novos investimentos a compensar quase totalmente as quebras dos blocos mais maduros. Esta previsão foi avançada pelo Gabinete de Estudos Económicos e Financeiros do Banco de Fomento Angola (BFA), publicada no portal da instituição.

 Do lado da economia não-petrolífera, o estudo do BFA  aponta para um  crescimento contido, perto de 1 por cento  ainda que condicional à existência de estabilidade cambial, que permita aos agentes económicos a recuperação de alguma confiança. Por isso se antevê um crescimento ligeiro do Produto Interno Bruto (PIB), inferior a 1 por cento.

 A inflação homóloga média foi de 17,3 por cento em 2019, abaixo dos 20,2 por cento registados em 2018, e bastante abaixo dos 32,4 por cento de 2016.  A inflação dos últimos três anos está abaixo dos 100% (74,7%), permitindo à economia angolana deixar a classificação de hiperinflacionária, sublinha o estudo do BFA.

A instituição da conta, ainda, que em 2019 o BNA vendeu 9,4 mil milhões em divisas aos bancos, 30,2 abaixo  das vendas em 2018. O estudo sugere que estas vendas serão significativamente inferiores em 2020, dada a possibilidade de venda directa entre os bancos e as petrolíferas.

Recordamos que recentemente o BNA aprovou legislação para simplificar as operações de invisíveis correntes (transferências de salários, importações de serviços), eliminando a necessidade de licenciamento de contratos, entre outras simplificações.

Compartilhar