Leilão de diamantes da SODIAM gera receita de 27,85 milhões dólares

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes (SODIAM) informa que obteve uma receita de 27,85 milhões de dólares no segundo leilão de diamantes brutos da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).

Trata-se de um ganho de 11,15 milhões de dólares, comparando com o primeiro leilão realizado também este ano. Participaram 29 empresas de cinco países e foi vencido pela VENUS JEWELL e a DA TRADING. A oferta do leilão consistia em cinco lotes, quatro da Sociedade Mineira do Catoca, e um da Sociedade Mineira do Cuango.

Em relação aos lotes da mina do Catoca, a SODIAM refere que foram vendidos dois lotes de composição “run-of-mine”, com cerca de 127 mil quilates cada um e que um terceiro lote da mesma mina era formado por sete pedras especiais com peso total de 210,66 quilates e um quarto por duas pedras com um peso total de 110,21 quilates.


O lote com origem na mina do Cuango era formado por uma única pedra especial de 183,55 quilates, indica a SODIAM no comunicado. Este “segundo leilão de diamantes brutos, que se enquadra nas novas modalidades de comercialização de diamantes brutos, introduzidos pela nova Política de Comercialização de Diamantes e do respetivo Regulamento Técnico, aprovados através dos Decretos Presidenciais nº175/18 e 35/19, seguiu o modelo “Tender”, ou seja, leilão por concurso”.

 Recorde-se que este leilão, que iniciou no passado dia 20 de Novembro, é o segundo que o país organiza, sendo que o primeiro teve lugar em Janeiro do corrente ano e rendeu  16,7 milhões de dólares.

Compartilhar