Angola recebe mais de 100 mil doses de vacinas da Pfizer

Angola recebeu, nesta terça-feira, 100 mil 620 doses da vacina da Pfizer, tornando-se no terceiro país africano a receber um lote da referida fabricante.

A propósito, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que estas vacinas são direcionadas para atender os taxistas, motoristas dos autocarros e pessoas da indústria estratégica, que também fazem parte da primeira etapa de vacinação.

Para o processo de vacinação, Angola já adquiriu seis milhões de doses da Sputnik V e recebeu, por meio da iniciativa Covax e do governo chinês,  824 mil doses da Astrazeneca e da Sinopharma.

Até as últimas 24 horas, Angola havia vacinado um milhão e 750 cidadãos desde o início do processo em Março de 2020.

Destes, 706.173 receberam a primeira dose e 294.577 a segunda dose.

O plano de vacinação em curso prevê imunizar cerca de 15.7 milhões de angolanos maiores de 16 anos, e reduzir a mortalidade e o número de casos de Covid-19, bem como permitir a retoma do normal funcionamento das actividades económicas e sociais.

Em Angola, a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em Março último. Na primeira fase, abrangeu os profissionais de saúde, forças de defesa e segurança, idosos, portadores de comorbilidades, professores, população a partir dos 40 anos, entre outras pessoas expostas.

No país, os dois primeiros casos positivos de Covid-19 foram anunciados a 21 de Março de 2020.

Fonte: Angop

Compartilhar