BAD financia programa contra a desnutrição no Bié

A verba vai ser doada ao Estado angolano amanhã, 22 de Outubro, mediante um acordo que será assinado com o Ministério das Finanças. Trata-se de dinheiros provenientes do Fundo de Emergência do BAD, que reforçarão um programa de alimentação terapêutica e suplementar para crianças entre os seis meses aos dois anos e meio.

Pretende-se com este financiamento aprimorar, igualmente, as competências locais para tratar e prevenir situações de insegurança alimentar.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, cerca de 37 por cento das crianças angolanas sofrem de desnutrição. É uma percentagem preocupante. Apenas duas províncias do país, Cabinda e Zaire, têm uma situação aceitável.

A situação da desnutrição aguda deveria ser encarada como uma questão de segurança nacional, defende o jornalista Drumond Jaime, argumentando que teremos, se tal persistir, um número significativo de indivíduos com limites físicos e mentais, que nunca serão profissionais ou estudantes competentes.

Jaime diz ser urgente que o combate à desnutrição infantil esteja no centro da programação da comunicação social pública, que deveria produzir programas sistemáticos de rádio e televisão que ensinem as pessoas a obter uma alimentação saudável e de baixo custo.

Redacção Mukanda
Compartilhar