Feira da Saúde Unitel atende mais de dois mil pacientes em Balombo e Lobito

Dois mil seiscentos e vinte e nove pacientes, entre crianças e adultos, foram atendidos, de 24 a 27 deste mês, na Feira da Saúde realizada pela operadora de telefonia móvel Unitel, nos municípios do Balombo e Lobito, província de Benguela, apurou a Angop.

Com o propósito de oferecer serviços grátis de saúde às comunidades, sobretudo as mais carenciadas, a feira teve início a 24 deste mês no Balombo, passou pela comuna da Canjala no dia 26 e culminou na periferia da cidade do Lobito.

Só nesta localidade, foram atendidos um total de 352 pacientes na pediatria, 474 em clínica geral, cinco na urologia, nove na ginecologia e 36 na medicina dentária.

Falando à Angop, em jeito de balanço, a chefe do Departamento de Responsabilidade Corporativa da Unitel, Cecília Fernandes, enquadrou o auxílio à saúde na responsabilidade social da empresa, por isso a “ambicão” é promover mais feiras do género em todo o país.

Segundo Cecília Fernandes, desde 2015, foram já realizadas10 feiras nas províncias de Cabinda, Uíge, Zaire, Luanda, Cuanza Norte, Huambo, Bié, Namibe e Huíla, tendo sido atendidos cerca de 80 mil pacientes, principalmente de comunidades desfavorecidas.

Já o director do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) na Huíla, Paulo Luvangamo, que acompanha todas as feiras, informou terem sido destacados no evento do Lobito dez médicos da especialidade de Clínica geral, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Cardiologia, Medicina Dentária, Urologia e Ortopedia.

A estes, juntaram-se cerca de 25 enfermeiros auxiliados por estudantes da Escola de Formação Técnica de Saúde do Lobito, bem como alguns escuteiros para ajudar na organização do recinto.

“Em simultâneo, foram ministradas palestras informativas abertas ao público sobre a importância da saúde dentária, sobre hipertensão, diabetes, malária e prevenção do HIV/SIDA”, acrescentou o médico.

Em termos de equipamento, foram montadas duas tendas para atender os pacientes, um laboratório para análises clínicas e uma farmácia com variados fármacos, entre os quais o coarten, analapril, amoxacilina, dipirona, paracetamol e material gastável.

Esta Feira de Saúde Unitel contou com a parceria do Governo Provincial de Benguela, do Gabinete Provincial da Saúde, da Administração do Lobito, do INEMA, da Polícia Nacional, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, do Instituto Nacional de Sangue e da Associação dos Escuteiros.

Angop
Compartilhar