Fundação Sindika Dokolo resgata obras da colecção do Museu Dundo

De acordo com um comunicado de imprensa da FSD, trata-se de uma iniciativa que visa à recuperação de peças desaparecidas do Museu do Dundo durante a guerra civil, tendo ainda permitido o repatriamento de 13 obras das colecções nacionais.

As duas obras de arte recentemente recuperadas (um mata-moscas e uma máscara Cihongo) foram expostas durante vários meses no Palácio de Belas Artes, em Bruxelas (BOZAR), no âmbito de um documentário onde foram assinaladas as pesquisas conduzidas pela FSD.

A exposição das referidas obras de arte, segundo o mesmo comunicado, não só o interesse dos visitantes, os quais contribuíram para um vasto e emocionante debate de perguntas relativas à restituição das obras de arte africanas – como também da comunicação social internacional.

Sindika Dokolo é o presidente da fundação que leva o seu nome. Filho de um congolês e de uma dinamarquesa.  O seu pai, Augustin Dokolo Sanu, já falecido, era um self-made man, banqueiro, milionário e apaixonado por arte africana.

Formado em economia pela Universidade Pierre e Marie Curie (França), Sindika Dokolo é casado com Isabel dos Santos, a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola de 1979 a 2017.

Redcção Mukanda
Compartilhar