Governo recorre a empréstimo para pagar alimentos do Ministério do Interior

O Presidente da República decretou a abertura de um crédito adicional suplementar, no valor de 81,5 mil milhões de kwanzas, para o pagamento dos pacotes logísticos de bens diversos e alimentares do Ministério do Interior. O empréstimo será assegurado pela linha de financiamento da GEMCORP e pelo Tesouro público.

No documento, consultado pelo Novo Jornal, lê-se ainda que o crédito adicional é afecto à Unidade Orçamental “Ministério do Interior”.

A Gemcorp , um grupo de gestão de fundos de investimento sediado em Londres, foi um dos maiores financiadores de Angola nos últimos anos do regime de Eduardo dos Santos, financiando importações dos Ministérios das Finanças, do Interior e da Saúde. Alimentos e medicamentos constituíram o grosso das importações financiadas por este grupo que, desde 2015, disponibilizou linhas de crédito e financiamentos de 5 mil milhões USD, cujas operações levantam várias questões sobre a transparência e de natureza legal, já que há produtos que chegaram a Angola a preços bastante acima dos praticados nos mercados regulados internacionais.

Novo Jornal
Compartilhar