Influência colonial examinada em livro

“Lusibu, Crónicas de um reino” é o título do livro de Muána Ngulûngu, apresentado na segunda-feira, na Galeria Sete e Meio, em Luanda, para mostrar, através de reflexões históricas, o papel e influência do colonialismo e do cristianismo em Angola.

O livro, disse o autor ao Jornal de Angola, foi escrito para ser um contributo à História do país, de forma que as pessoas, em particular os jovens, conheçam mais sobre as consequências e prejuízos causados pelo colonialismo em África, particularmente em Angola. 

O objectivo, adiantou, é ajudar a corrigir alguns erros sobre a História do país, de forma a incentivar a valorização das etnias e das línguas nacionais, como elementos de unidade e identidade cultural. Mais focado na História, o livro pretende também, como explicou, ajudar a corrigir os elementos que ajudaram “a brutalizar o africano”. “São fragmentos de uma memória colectiva que aborda a questão do colonialismo, como forma de prevenção e evitar repetir os erros do passado nesta fase de reconstrução do país”, defendeu.
O autor informou ainda que procurou evitar cair nos erros do sensacionalismo ou do regionalismo. Natural de Cabinda, Muána Ngulûngu é docente universitário e coordenador do projecto “Os gritos de Cabinda”(1980).

Mukanda
Compartilhar