Itália: Estudantes angolanos clamam por mais apoio das autoridades

Representantes das associações de estudantes em Itália solicitaram hoje mais apoio das autoridades angolanas para aligeirar as suas dificuldades, agravadas com a pandemia da Covid-19.

Durante um debate, por vídeo-conferência, sob o lema  “A educação como um instrumento de elevação patriótica” por ocasião do Dia de África, foi  apresentado um vasto leque de preocupações dos estudantes, que – na sua generalidade- “vivem uma situação preocupante desde 2015”, conforme referiu um dos participantes.

Outro dos intervenientes deplorou o facto de muitos angolanos efectuarem “trabalhos humilhantes para não sucumbirem”, situação agora agravada com a Covid-19, que paralisou praticamente a actividade laboral em toda Itália.

Pediram também a revisão ou isenção de pagamento de emolumentos cobrados pelos serviços consulares da missão diplomática, dada as dificuldades de suportarem tais despesas.

No geral, foi evidenciado o compromisso de colaboração  com a Embaixada não apenas em tempos de emergência, mas também em situações normais através do diálogo transparente, inclusivo  e permanente, no quadro da cidadania participativa.

A Embaixadora Maria de Fátima Jardim  prometeu tudo fazer junto das autoridades competentes, uma vez identificados todos os problemas dos estudantes, não apenas os que usufruem de bolsas do Inagbe, já que a maioria está por conta própria.

“Temos que encontrar soluções abrangentes e não isoladas”, afirmou Fátima Jardim, insistindo na necessidade do diálogo aberto, privilegiando- nos tempos que correm- as plataformas digitais, que se revelam mais baratas e abrangentes.

Ao reconhecer as preocupações apresentadas, a embaixadora disse que “continuamos a passar por momentos muito difíceis e tudo faremos para aligeirar as vossas preocupações”

Prometeu igualmente envidar esforços junto das autoridades italianas para a dignificação dos angolanos em Itália.

No debate, que contou com a participação do poeta e pesquisador social, Carlos Pedro, foram apresentados alguns documentos informativos, como lei de base das associações, regulamento das bolsas de estudo e normas reguladoras do subsistema do ensino superior.

JP
Compartilhar