Kwanza valoriza-se face ao dólar e inflação sobe 16 por cento

Receita não petrolífera vai ser afectada pela introdução do IVA

A moeda nacional, o Kwanza, valorizou 3,23 por cento face ao dólar, representando a segunda semana consecutiva de apreciação da moeda angolana, sublinha o boletim informativo semanal do Banco de Fomento Angola.

De acordo com a publicação no mercado paralelo, o Kwanza continua a negociar um dólar a 630 kwanzas, o que faz o intervalo alargar para os 36% face à taxa média do BNA (cerca de 25% face à taxa de venda mais cara na banca comercial). No mercado interbancário, a LUIBOR overnight continua a subir, estando agora em 27,81 por cento, resultante da contínua escassez de liquidez em moeda nacional.

Contudo, a inflação homóloga nacional subiu no mês de Novembro para 16,33 por cento, um aumento de 25 pontos base face ao mês de Outubro. A inflação mensal foi de 1,53 por cento, 15 pontos base acima de Outubro (1,38 por cento).

A inflação alimentar continua mais elevada do que a média (1,91 por cento),  tendo 7 categorias de bens e serviços contribuído mais para a inflação, em particular os bens e serviços diversos  que subiram 1,61 por cento.

Compartilhar