O OGE 2020 é prudente e exequível considera publicação do Banco de Fomento Angola

Votos dos deputados do MPLA garantiram a aprovação do OGE

O Orçamento Geral do Estado de 2020  aprovado pela Assembleia Nacional a 12 Dezembro é relativamente prudente e exequível, segundo o mais recente boletim semanal de informação de economia e finanças do Banco de Fomento Angola (BFA).

 Trata-se de uma previsão que tem como fundamento a hipótese “relativamente conservadora para o preço do Brent.” O Executivo prevê um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8 por cento, inflação homóloga de 25 por cento no final do ano, e preço médio do Brent de 55 dólares.

O Estado estima arrecadar 8,6 biliões de kwanzas e despesas de 8,1 biliões de kwanzas, com um saldo orçamental de 0,5 biliões de kwanzas, 1,2 por cento do PIB, no que poderá ser o primeiro ano de contas positivas, após três anos de recessão.

De acordo com o OGE aprovado pelos deputados para 2020, o saldo primário será de 7,1 por cento do PIB. O Estado prevê financiar-se em 7,3 biliões de kwanzas, equivalente a dois terços do montante em dívida externa (8,7 mil milhões de dólares), tendo de amortizar cerca de 7,2 biliões de kwanzas em capital, 44 por cento dos quais em dívida externa, ou seja, 5,6 mil milhões de dólares.

Compartilhar