RECREDIT recupera mais de 7 mil milhões de Kwanzas

O Comité de Estratégia e Monitoramento (CEM) reuniu hoje, na sua 1ª sessão, presidida pela ministra das Finanças, Vera Daves, evento onde se apresentou os resultados operacionais de 2020 até ao primeiro trimestre do corrente ano, bem como aprovou o regulamento do comité de estratégia.

O presidente do Conselho de Administração do BPC, Valter Barros, que anunciou o facto esta quarta-feira, considerou desafiante o período em análise, devido aos efeitos negativos da pandemia da Covid-19 no país.

“Consideramos que este valor de 7.8 mil milhões de kwanzas fica a quem dos objectivos colocados à Recredit, mas sabemos que 2020 foi desafiante, com muitas incertezas económicas decorrentes da pandemia que o país e o mundo sofrem”, frisou.

Sobre as perspectivas para o corrente ano, disse que o objectivo da Recredit é a recuperação de 19 mil milhões de Kwanzas, com o objectivo de obter o máximo do valor cedido pelo BPC e devolver o dinheiro ao Tesouro Nacional.

Sobre o balanço da reunião, informou que foi aprovado o regulamento do comité de estratégia e o limite de negociação desta entidade com os devedores.

Acrescentou que foram também examinados alguns processos de crédito que, na actividade da Recredit, já tinham sido negociados com os clientes e careciam da homologação do comité de estratégia.

Valter Barros esclareceu que quando a Recredit não chega a acordo com um cliente, o processo é encaminhado para a aérea de contenciosos para os devidos procedimentos, culminando com uma acção judicial.

A Recredit tem como missão adquirir, recuperar, reestruturar e revitalizar activos, nomeadamente creditícios do BPC, de modo a acrescentar valor ao sistema financeiro nacional.

Fonte: Angop

Compartilhar