O que foi Isabel dos Santos fazer na Sonangol?

Com a queda do preço do Petróleo de 110 para 40 USD de Setembro de 2014 a março de 2015, o pais entrou num turbilhão sem volta.

 A Sonangol que era o caixa 2 vs OGE 2, deixou de ser o motor da Economia e passou a ser uma empresa que somente acumulava dividas até 2016 a dívida da Sonangol com os seus fornecedores era de 13 bilhões USD.  O país perdeu assim a maior garantia de crédito que tinha. Sem a Sonangol a rubrica investimentos foi abalada.

Em 2015 mais um embalo forte a Economia Angolana é aplicado o Embargo Americano, proibição da entrada do Dólar no país, os Correspondentes Bancários deixaram de movimentar na Economia Angolana 6 bilhões USD/ ano, a banca a partir deste momento fica dependente do BNA para captação de divisas e perde os seus Correspondentes em Dólares.

O BNA que tinha 32 bilhões USD de reservas em 2013 em 2016 já́ tem somente 25 bilhões USD até aquele momento o país gastava em média 2 bilhões USD só́ na importação de alimentos.

Este embargo fez com que os investidores estrangeiros tivessem dificuldades em exportar os seus lucros em Dólares para o exterior, por este motivo o investimento directo estrangeiro começa a fugir.

Como se não bastasse o Banco Central Europeu mandou reduzir a exposição de Empresas Europeias em Angola por culpa de grupo de Angolanos (acumuladores primitivos de Capital = Marimbondos) que conseguiram afundar um Banco Europeu e de seguida o governo Angolano mandou retirar a Garantia soberana (truque de bandidos).

José Eduardo dos Santos já́ não tem outra oportunidade tem de abandonar o Poder….

De qualquer modo ele precisava apagar todos as pegadas da corrupção na Sonangol empresa que serviu de banco para potenciar os acumuladores primitivos de Capital.

Eis que que a comunidade internacional começa a bloquear contas de acumuladores primitivos de Capital em Paraísos Fiscais.

O velho José Eduardo dos Santos estava a ser pressionado a abandonar o poder, para isso sacrificou a filha pois não tinha outra pessoa capaz de confiar está difícil empreitada.

Uma outra pessoa não seria respeitada pelos generais ou membros do Bureau Político que estavam a ver os seus interesses destruídos pelo PR encarnado em Isabel dos Santos.

Não havia outra alternativa Angola estava cada vez mais isolada do Mundo financeiro tarde ou cedo tínhamos de recorrer ao FMI.

Os Economistas do Partido e equipa económica desde 2015 foram alertando JES da necessidade de chamar o FMI.

JES exonerou toda a equipa económica de tecnocratas e colocou outra com membros da Casa Civil

O maior medo é que o   FMI, antes de financiar ou resgatar uma Economia de um país olha para as contas desse país… Os “Gatunos” de Moçambique não fizeram o papel de casa foram apanhados porque “a Isabel de lá não fez um bom trabalho”.

Isabel começou a desmamar os acumuladores primitivos de Capital que viviam da sobrefacturação da Sonangol, colocou sal na gasosa de Generais e membros do Comité̂ Central e Bureau Político.

O modelo de acumulação primitiva de capital começou a ser destruído com a entrada de Isabel dos Santos na Sonangol. Uma autodestruição como se vê̂ nos filmes o Bandido coloca uma bomba no seu castelo antes de fugir (Não havia outra pessoa para fazer este papel)

JES era um déspota cínico todos lhe respeitavam. Quem vai contrariar a decisão da filha do Rei?

A Isabel na Sonangol para destruir todas as provas ligadas ao maior esquema de corrupção que já́ se passou neste país.

Tudo que o João Lourenço está a fazer é dar sequência a destruição do modelo de roubo denominado acumulação primitiva de capital e pedir perdão a Comunidade Internacional de modos que Angola volte a ser um país normal.

Daí ter a coragem de chamar o FMI para ensinar aos Angolanos as melhores praticas internacionais e aplicar na Economia Angolana uma verdadeira Economia do Mercado.

Outra grande tarefa de João Lourenço é recuperar os Correspondes Bancários, quando eles voltarem o embargo vai terminar vamos voltar a usar o Visa, Westerunion, os investidores estrangeiros vão voltar a expatriar os seus lucros em divisas.

Portanto a destruição do modelo de Roubo denominado Acumulação Primitiva de Capital a que João Lourenço chama de Luta contra corrupção não tem volta!

Compartilhar